O Brasil Rural desta quinta-feira (04) entrevistou Bruno Leonardo Alves, agrônomo e Supervisor Comercial da Biotrigo Genética sobre as novas cultivares que permitem o planejamento do cultivo do trigo com mais segurança.
Ouça o player abaixo:
Ele conta que o estado do Paraná é o maior produtor de trigo do Brasil e o município de Campo Mourão se destaca por ser uma região com boas características para a produção do grão.
Para um bom planejamento da safra do trigo, o primeiro passo está relacionado a implantação, explia o agrônomo. Hoje, os instrumentos indicam o melhor momento de acordo com a região, ciclo e variedade.
Ele explica que a cultivar denominada TBIO Ponteiro abre a semeadura e tem um ciclo médio/tardio, possui um potencial de rendimento elevado e ainda se destaca pela resistência à doências de difícil controle como a brusone.
Segundo ele: " nao existe, hoje, cultivar imune quando a gente pensa em brusone", destaca.
Outra vantagem desse ciclo é a possibilidade de combiná-lo a trigos mais precoces, possibilitando um melhor planejamento da semeadura até a colheita.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.