Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Plantas invasoras estão mais resistentes aos herbicidas

Segundo pesquisador, é um problema que se espalha pelo Brasil inteiro e é tão grave que, num futuro próximo, pode inviabilizar a produção de grãos no Brasil

Brasil Rural

No AR em 07/06/2019 - 10:24

Brasil Rural desta sexta-feira (07) entrevistou Dionisio Luiz Pisa Gazziero, pesquisador da Embrapa Soja de Londrina, Paraná. Ele falou sobre as plantas invasoras resistentes à herbicidas e seu manejo.

Ouça no player abaixo:


 

"O problema está espalhado pelo Brasil inteiro, trazendo consequência graves de perdas de produtividade, consequências de aumento de custo de produção, às vezes até em 200% em média dependendo do tipo de problema chega até 400%", afirmou.

 

Ele ressaltou que o uso do mesmo produto por muito tempo pode deixar as plantas mais resistentes. O pesquisador falou que é possível rotacionar o mecanismo de ação dos herbicidas, que minimiza o problema de forma rápida e efetiva.

Dionisio explicou que a rotação de cultura pode ser uma alternativa para o controle da planta daninha, de doenças e pragas em cultivares. Ele ainda reforçou a necessidade de o agricultor pensar no investimento do solo.

 

"Cada região vai ter sua técnica mais adequada... Senão isso vai comendo aos pouquinhos todo lucro do produtor", garantiu.

 

O tema foi discutido no 7º Encontro Nacional sobre Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas, no dia 22 de maio, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. 

Confira também:

Conheça leguminosa usada para proteger solo e controlar plantas invasoras

- Pesquisador fala de técnica de plantio direto

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 07/06/2019 - 10:55

Mais do programa