Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa Cerrados lança seis novas variedades de mandioca

As espécies são resistentes à bacteriose, mais produtivas e com maior

A mandioca é um alimento de grande importância econômica e social. A unidade da Embrapa Cerrados do Distrito Federal está lançando cultivares novas mais adaptadas às condições do Distrito Federal e do seu entorno.

 

O pesquisador da unidade, Eduardo Alano, conversou com o Brasil Rural sobre essas novas variedades.

 

Ele explica que as seis novas variedades de mandioca de mesa apresentam uma qualidade nutricional superior, com mais betacaroteno e coloração mais amarelada, por exemplo.

 

Conheça os benefícios da mandioca

 

Também, de acordo com Eduardo Alano, os materiais que estão no mercado atualmente já possuem uma certa adaptação ao cerrado, mas sofrem com a bacteriose, uma doença que pode inviabilizar totalmente o cultivo. As variedades que estão sendo lançadas pela Embrapa Cerrados são resistentes a essa doença.

 

“Agora nós estamos trabalhando com materiais resistentes à bacteriose, tentando aumentar ainda mais o potencial produtivo e pensando nas qualidades culinárias e nutricionais dos materiais”, explica o pesquisador.

 

A criação dessas variedades contou com um processo de melhoramento participativo. A parceria da Embrapa Cerrados, da Emater DF e da Fundação Banco do Brasil desenvolveu um trabalho de três anos junto com 23 produtores. Todos os materiais passaram por um processo de validação dos produtores e algumas dessas variedades já estão sendo produzidas e até mesmo comercializadas.

 

O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.



Embrapa apresenta inovações na mecanização do cultivo da mandioca

Criado em 04/12/2015 - 14:58 e atualizado em 04/12/2015 - 12:59

Mais do programa