Agricultores catarinenses estão investindo em uma "ajudinha" extra para fazer o monitoramento de suas propriedades. São os drones - veículos aéreos não tripulados - que facilitam o trabalho e ajudam na redução de custos. Antigamente, só haviam duas opções: com satélites e pequenos aviões.
Para tornar o diagnóstico da lavoura mais preciso, algumas empresas catarinenses desenvolveram drones, com tecnologia voltada, especialmente, para a agricultura. Equipado com duas câmeras e GPS, o aparelho tem autonomia para percorrer 20 quilômetros e captar imagens em alta resolução. Quem fala conosco sobre o assunto, é o pesquisador e engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Leandro Hanh.
Em entrevista nesta sexta-feira (2) ao Brasil Rural, ele aponta as vantagens econômicas para o produtor além de benefícios à saúde, com a redução de agrotóxicos. É a tecnologia rural aliada ao homem do campo.
Confira a íntegra da entrevista, no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h, sábado, às 7h, e domingo, às 6h, pela Rádio Nacional AM de Brasília. Apresentação: Marcelo Ferreira.
Mercado de drones cresce no Brasil. Você sabe o que é um drone?