Ainda dentro do especial sobre a Revolução Russa, o Caderno de Música destaca, nesse episódio, o compositor Dmitri Shostakovich. Dentre os múscios russos que viveram neste período, Dmitri foi, certamente, o mais influenciado pelas mudanças sociais e políticas da época. Confira a história deste, que é considerado um dos mais polêmicos e importantes compositores do século 20, no player acima.
Na época da revolução, em 1917, Shostakovich tinha apenas 11 anos de idade. Desta forma, sua formação e carreira transcorreram integralmente dentro do novo governo nascido da Revolução Bolchevique. Nascido em São Petersburgo, dentro de uma família de esquerda, ele recebeu ensinamentos musicais desde cedo, e já aos treze anos era considerado uma grande promessa pelo novo regime, que buscava novas tendências. O jovem Shostakovich era o revolucionário que queria que sua música servisse ao Estado socialista.
Nos anos 1930, após a morte do revolucionário Vladimir Lênin e a tomada do ditador Joseph Stalin ao poder, as novas vanguardas artísticas passaram a não ser mais bem-vindas, e muitos artistas começaram a ser censurados, perseguidos ou marginalizados. Até mesmo Shostakovich, o músico prodígio e popular entre as plateias russas, foi obrigado a remover ou adaptar várias obras do repertório.
O Caderno de Música vai ao ar sábado, às 11h45, na MEC FM.