Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é homenageada no Caderno de Música

O programa comemora os 90 anos da OSTM com um pouco da sua história e importantes registros fonográficos.

Caderno de Música

No AR em 02/05/2021 - 08:00

A edição deste domingo (2) do Caderno de Música foi em homenagem a uma das mais importantes orquestras do nosso país, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que comemorou 90 anos de atividades. 

Confira no player no topo da página.

A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi criada em 2 de maio de 1931, pelo Decreto nº 3.506, sob a Gestão de Adolfo Bergamini. Na ocasião, também foi criado o Coro do Theatro, mas o mesmo só teve sua estreia oficial dois anos depois.  Também chamada de OSTM, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi projetada por meio de uma comissão composta por ninguém menos do que Luciano Gallet e Francisco Braga, que além de renomados compositores, eram maestros e professores do Instituto Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ). Também fizeram parte da comissão os maestros italianos Silvio Piergili e Salvatore Ruberti, que residiam no Rio de Janeiro na época.

Ao longo de sua trajetória, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro tem realizado concertos em diversas salas em todo o estado do Rio de Janeiro, além de participações em importantes eventos, como os Festivais de Música da Guanabara, o Festival Villa-Lobos, a Bienal de Música Brasileira Contemporânea e o Projeto Aquarius.  Sempre apresentando um vasto e diversificado repertório (com óperas, balés e peças sinfônicas), a orquestra busca divulgar a música e torná-la cada vez mais acessível para todos os públicos. 

Conheça mais no Caderno de Música que vai ao ar aos domingos, às 8h, na MEC FM.


 

Tags:  OSTM90anos

Criado em 01/05/2021 - 17:18

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa