A edição deste domingo (2) do Caderno de Música foi em homenagem a uma das mais importantes orquestras do nosso país, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que comemorou 90 anos de atividades.
Confira no player no topo da página.
A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi criada em 2 de maio de 1931, pelo Decreto nº 3.506, sob a Gestão de Adolfo Bergamini. Na ocasião, também foi criado o Coro do Theatro, mas o mesmo só teve sua estreia oficial dois anos depois. Também chamada de OSTM, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi projetada por meio de uma comissão composta por ninguém menos do que Luciano Gallet e Francisco Braga, que além de renomados compositores, eram maestros e professores do Instituto Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ). Também fizeram parte da comissão os maestros italianos Silvio Piergili e Salvatore Ruberti, que residiam no Rio de Janeiro na época.
Ao longo de sua trajetória, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro tem realizado concertos em diversas salas em todo o estado do Rio de Janeiro, além de participações em importantes eventos, como os Festivais de Música da Guanabara, o Festival Villa-Lobos, a Bienal de Música Brasileira Contemporânea e o Projeto Aquarius. Sempre apresentando um vasto e diversificado repertório (com óperas, balés e peças sinfônicas), a orquestra busca divulgar a música e torná-la cada vez mais acessível para todos os públicos.
Conheça mais no Caderno de Música que vai ao ar aos domingos, às 8h, na MEC FM.