Neste mês de outubro, celebramos os 210 anos de nascimento do compositor húngaro Franz Liszt, homenageado no Caderno de Música deste domingo (17).
Nascido em 22 de outubro de 1811, Liszt, com menos de dez anos de idade, já havia estudado as obras mais complexas de Bach, Mozart, Muzio Clementi, entre outros. E foi neste período que esta criança prodígio realizou um concerto em que encantou uma plateia composta por aristocratas e membros da alta sociedade, lhe rendendo um incentivo financeiro para seus estudos no exterior.
Liszt sempre se interessou em compor grandes trabalhos orquestrais, mas não possuía muito tempo devido às suas viagens como virtuoso do piano. Ele ficou famoso na Europa tanto pelo seu talento quanto pela sua personalidade cativante e estilo próprio. Inclusive, muitos consideram Liszt como o primeiro ídolo ou superstar da história. Segundo alguns pesquisadores, havia uma espécie de "Lisztomania" na época, e a reação da plateia nos concertos muitas vezes era vista como histérica.
E para comemorar os 210 anos de nascimento de Franz Liszt, muitos artistas estão realizando concertos ou lançando álbuns em sua homenagem. Um desses álbuns é o “Liszt: Joies de l'Ame”, gravado por Claire-Marie Le Guay, que será apresentado no programa.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.