O Caderno de Música deste domingo (30) apresenta a segunda parte do especial 340 anos de Johann Sebastian Bach, com algumas das principais características deste gênio da música ocidental.
Johann Sebastian Bach foi, sem dúvidas, um dos mais importantes compositores e músicos do período barroco, e sua obra exerceu uma influência duradoura na música ocidental. Nascido em 31 de março de 1685, em Eisenach, no Sacro Império Romano-Germânico, Bach veio de uma família de músicos talentosos e desde muito cedo demonstrou enorme talento.
Além de sua vasta produção vocal e instrumental, Bach dedicou-se ao desenvolvimento de técnicas composicionais inovadoras, incluindo o uso impecável do contraponto e da fuga. Suas coleções "Arte da Fuga" e "Oferenda Musical" demonstram um domínio técnico impressionante e são estudadas até hoje como exemplos máximos de rigor estrutural e expressividade musical.
Embora tenha sido respeitado em sua época, Bach não alcançou grande fama durante sua vida. Sua música foi considerada excessivamente complexa e, após sua morte em 28 de julho de 1750, em Leipzig, seu legado ficou temporariamente obscurecido. Foi somente no século XIX, graças ao esforço de músicos como Felix Mendelssohn, que sua obra foi redescoberta e devidamente reconhecida como um dos maiores tesouros da música ocidental.
Confira mais no Caderno de Música, que vai ao ar neste domingo, às 12h30, na Rádio MEC. Esta edição teve a apresentação de Sidney Ferreira, com texto e produção de Carina Amorim.