Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história de Maria Anna Mozart, no Caderno de Música

E ainda no programa conheça um pouco da vida e obra do compositor francês Daniel-François-Esprit Auber

Caderno de Música

No AR em 23/01/2022 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (23) apresenta a última parte da série sobre Wolfgang Amadeus Mozart, com uma das personalidades mais importantes na vida do compositor: a sua irmã Maria Anna Mozart. 

Maria Anna e Wolfgang foram os dois únicos filhos sobreviventes de Leopold e Anna Maria Mozart. Apelidada de Nannerl, Maria Anna foi a primeira grande inspiração de seu irmão mais novo, Wolfgang. Ela nasceu em Salzburgo em 30 de julho de 1751 e iniciou os seus estudos no teclado com seu pai aos sete anos de idade, logo se revelando um verdadeiro prodígio. Aliás, alguns pesquisadores afirmam que Nannerl era mais talentosa ao piano do que Wolfgang, mas não teve tantas oportunidades devido aos costumes sociais da época, que não viam as mulheres musicistas com bons olhos. Ela chegou a se apresentar em diversas turnês com seu irmão em cidades como Viena e Paris, sendo, muitas vezes, mais elogiada do que o irmão. Porém, ao completar dezoito anos, como já estava na idade de se casar, Nannerl foi proibida de continuar se apresentando nas viagens e passou a ficar em casa enquanto Wolfgang seguia abrilhantando os palcos europeus. 

O programa também faz uma pequena homenagem aos 240 anos de nascimento de Daniel-François-Esprit Auber.

Nascido em 29 de janeiro de 1782, Daniel Auber veio de uma família de artistas, e se destacou no gênero operístico, sendo considerado o mais importante representante da opera comique na França do século 19. Aluno de Cherubini e admirador da música de Rossini, Auber atuou como diretor do Conservatório de Paris e recebeu muitas honrarias nacionais. Suas óperas de maior destaque foram escritas em parceria com o libretista Eugene Scribe, com quem trabalhou por mais de 40 anos. 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 21/01/2022 - 13:09

Mais do programa