Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Franz Schubert é homenageado no Caderno de Música deste domingo

O programa celebra os 225 anos de nascimento desse importante nome da música de concerto universal

Caderno de Música

No AR em 28/01/2022 - 14:42

O Caderno de Música deste domingo (30) comemora os 225 anos de nascimento de Franz Schubert, um dos maiores nomes da música de concerto universal. 

Apesar do falecimento precoce, Schubert escreveu diversas obras, sendo reconhecido como um dos compositores mais influentes da história da música. Ele nasceu na Áustria e, desde a infância, mostrou grande aptidão e desenvoltura na música. Ainda na juventude, ele teve aulas de piano, violino, órgão, canto, e harmonia, e atuou como corista na capela da corte imperial.  Aluno de composição do grande mestre Salieri, Schubert, com apenas 17 anos, já havia escrito sua primeira sinfonia, além de uma ópera em três atos, peças para piano, quartetos de cordas e músicas para os poemas do grande escritor alemão, Friedrich Schiller. 

Um aspecto interessante na maneira de escrever de Franz Schubert, é que ele raramente compunha ao piano, e grande parte de seus trabalhos foram feitos a curto prazo e de memória. 

Apesar de não ter criado o gênero, o nome de Schubert é frequentemente associado às canções (também chamadas de Lieder). Para quem não sabe, um Lied é um tipo de canção própria da cultura germânica, muito comum no período romântico e normalmente escrita para voz e canto. Franz Schubert não só foi o responsável pela consolidação do Lied, como também foi o autor das principais obras do gênero. Ele escreveu mais de seiscentos lieder, com textos de autores diversos, de Shakespeare a Goethe.

Confira mais no Caderno de Música deste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 28/01/2022 - 14:42

Mais do programa