Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial "100 anos da Semana de Arte Moderna", no Caderno de Música

Conheça um pouco da história, influências e o legado deixado pela Semana de 22

Caderno de Música

No AR em 13/02/2022 - 14:30

No dia 13 de fevereiro de 1922, há exatos 100 anos, começou um evento que se tornou um marco na história da arte no Brasil: a Semana de Arte Moderna.  

No Caderno de Música deste domingo (13), e das próximas semanas, conheça um pouco da história, influências e o legado deixado pela Semana de 22 nas diferentes formas e linguagens artísticas brasileiras. 

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, ocorreu entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo e foi responsável pela consolidação do modernismo brasileiro. Consagrados nomes de diferentes áreas artísticas participaram da Semana, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Villa-Lobos. Este último, aliás, foi o único compositor convidado a apresentar suas próprias obras nos três dias do evento.

A principal proposta da Semana de 22 era renovar o contexto artístico e cultural, rompendo com o passado e com os padrões estéticos europeus mais tradicionais que influenciavam a elite paulista da época. A intenção dos modernistas era, basicamente, subverter a produção artística daquele momento e criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências europeias.

O repertório musical do primeiro dia da Semana de Arte Moderna contou com as "Danças características africanas", a “Sonata No.2, para violoncelo e piano”, o “Trio n. 2”, e as peças para piano “Valsa mística”, “Rodante” e “A fiandeira”, de Villa-Lobos, além de músicas de Erik Satie e Francis Poulenc. E entre os principais intérpretes estavam os pianistas Ernani Braga e Fructuoso Vianna, a violinista Paulina d’Ambrósio e o violoncelista Alfredo Gomes. 

Conheça mais no Caderno de Música deste domingo, às 14h30, na MEC FM. O episódio já está disponível para ouvir: clique no player acima e acompanhe.

Criado em 13/02/2022 - 12:56

Mais do programa