O programa deste domingo (11) explora como os termos de andamentos influenciam a interpretação e a expressão de uma peça musical.
Muitas vezes, durante nossa programação, você já deve ter escutado termos como: allegro, vivace ou adagio. Mas, você sabe o que, realmente, estas palavras querem dizer? Na música, elas são empregadas para indicar os Andamentos. O andamento indica a velocidade da música e, na grande maioria dos casos, é escrito pelo compositor no início da partitura. Assim, o instrumentista que irá executar a obra consegue entender e reproduzir com maior fidelidade a velocidade e o caráter que o compositor imaginou para a sua obra.
Inúmeros termos são utilizados para as indicações de andamento e, na maioria das vezes, tais palavras são escritas em italiano.Vamos falar dos mais utilizados, começando pelos andamentos de caráter lento: em uma escala, partindo do mais devagar ao mais rápido, dentre os andamentos lentos, podemos citar: larghíssimo, grave, largo, larghetto e adagio. Como exemplo de andamento lento, temos a melodia “Largo”, da ópera "Xerxes", de Georg Friedrich Händel.
Os andamentos médios são aqueles classificados em uma faixa de velocidade intermediária e se aproximam do ritmo do caminhar humano. Dentre os andamentos médios, destacamos, do mais devagar ao mais rápido: andantino, andante e moderato. Temos como exemplo "Bolero", de Maurice Ravel, de andamento moderato.
Nos classificados como rápidos, temos: allegro moderato, allegretto, allegro, vivace, presto e prestíssimo. Este último, o mais rápido de todos. Uma obra em andamento allegro muito conhecida é a "Marcha Radetzky", de Johann Strauss.
Para indicar a velocidade da música de forma mais precisa, em 1816, o alemão Johann Nepomuk Maelzel lançou um novo invento: o metrônomo. Com um mecanismo semelhante ao do relógio, esta máquina marca a velocidade da música com precisão. Enquanto o relógio tem a marcação fixa de 60 batidas por minuto, no metrônomo, o número de batidas pode ser ajustado. Quanto mais batidas por minuto, mais rápida a música. Após a invenção de Maelzel, muitos compositores passaram utilizar, além dos termos italianos, as indicações exatas da velocidade do metrônomo para especificar o andamento de suas composições. Um dos primeiros a fazer isso foi Beethoven. No terceiro movimento da sua "Sinfonia No. 1", o compositor indicou o andamento como allegro molto e vivace, com 108 batidas por minuto.
O fato de uma música começar em determinado andamento não significa que este continuará o mesmo até o fim. A mudança pode ser súbita, indicada pelo compositor, ou gradativa, quando a música acelera ou desacelera. Termos como acelerando e afretando são usados para aumentar a velocidade, enquanto allargando, ralentando e ritardando são usados para diminui-la.
Saiba mais no Caderno de Música. Domingo, às 14h30, na Rádio MEC.