Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

330 anos do nascimento de Leonardo Leo

No programa, um pouco da trajetória e principais obras deste importante nome da música barroca italiana do século 18

Caderno de Música

No AR em 04/08/2024 - 14:30

A edição do Caderno de Música deste domingo (4) celebra Leonardo Leo, com algumas das obras que marcaram a vida do compositor.

Leonardo Ortensio Salvatore de Leo nasceu em 5 de agosto de 1694, na região da Apúlia, então parte do Reino de Nápoles. Aos 9 anos, ele ingressou no Conservatorio della Pietà dei Turchini em Nápoles, onde estudou sob a orientação de Francesco Provenzale e Nicola Fago.

A primeira obra conhecida de Leonardo Leo foi um drama sacro intitulado "L'infedeltà abbattuta," apresentado por seus colegas estudantes em 1712. Dois anos depois, ele compôs sua primeira ópera, "Pisistrato," que estreou no teatro da corte em 1714 e foi muito admirada.

A partir de então, o compositor ocupou vários cargos na capela real e continuou a escrever para o palco, além de lecionar no conservatório.

Em 1722, ao adicionar cenas cômicas à ópera "Bajazette" de Francesco Gasparini para uma performance em Nápoles, Leo deu os primeiros passos em direção à composição de óperas cômicas, um gênero no qual se destacou. Entre suas óperas neste estilo mais conhecidas, estão "La’mpeca scoperta" e "L’Alidoro".

Embora tenha se destacado inicialmente na ópera cômica, Leonardo Leo também foi um importante compositor de ópera dramática e da música sacra. Entre suas obras mais notáveis nesses gêneros estão "L’Olimpiade" e o oratório "Santa Elena al Calvario".

O compositor faleceu em 31 de outubro de 1744, vítima de um acidente vascular cerebral. Seu legado, no entanto, perdura através de suas muitas composições, que continuam a ser celebradas e executadas nos dias de hoje.

Confira mais no Caderno de Música. Domingo, às 14h30, na Rádio MEC. 

Criado em 01/08/2024 - 12:45 - Episódio Caderno de Música 04/08/2024

Mais do programa