Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hans Richter é homenageado no Caderno de Música

Confira, no programa, algumas obras do período romântico dedicadas ao maestro austro-húngaro.

Caderno de Música

No AR em 09/04/2023 - 14:30

O Caderno de Música traz a trajetória do austro-húngaro Hans Richter, um dos primeiros maestros a ganhar fama internacional, que neste mês estaria celebrando 180 anos de vida. 

Hans Richter nasceu em 4 de abril de 1843, em Györ (na Hungria), e morreu em 5 dezembro de 1916, em Bayreuth, na Alemanha. Ele estudou violino, trompa e teoria no Conservatório de Viena e seu primeiro trabalho profissional foi em Budapeste. Em pouco tempo, Richter já havia se consagrado como o principal nome da regência de sua geração: ele atuou no Teatro Nacional de Budapeste, na Ópera Estatal de Viena, dirigiu o Festival de Birmingham e regeu as Sinfônicas de Londres e de Hallé. 

Considerado, depois de Hans von Bülow, o primeiro grande maestro de renome internacional, e responsável por influenciar regentes de gerações seguintes, Richter dominava a produção musical de boa parte da Europa, em especial nas cidades de Viena, Bayreuth, Londres e Manchester. Conhecido por seu entusiasmo e precisão, Hans Richter se vinculou à música de diversos compositores românticos, como Beethoven, Brahms, Wagner, Bruckner, Dvorák e Elgar.

 

Criado em 13/04/2022 - 13:10

Mais do programa