O Caderno de Música deste domingo (23) celebra os 200 anos de nascimento de Carl Reinecke, com um pouco da vida e obra do compositor romântico alemão.
Nascido em Hamburgo em 24 de junho de 1824, Carl Reinecke cresceu em uma família de músicos e professores. Desde cedo, mostrou habilidades musicais excepcionais, começando a compor aos sete anos e se apresentando publicamente como pianista aos doze. Com aproximadamente 20 anos, Reinecke realizou diversas turnês pela Europa, sendo logo nomeado pianista da Corte de Cristiano Oitavo, em Copenhague.
Carl Reinecke é considerado um dos compositores mais versáteis e influentes de seu tempo. Seu vasto catálogo musical inclui obras de diferentes gêneros e para diferentes formações, como óperas, operetas, sonatas, sinfonias, concertos e música de câmara. Além de pianista na Corte de Copenhague, ele também foi diretor musical em Barmen, Breslávia e na Orquestra Gewandhaus, em Leipzig. Reinecke destacou-se como professor de piano e composição, lecionando por mais de 30 anos em prestigiadas instituições como os Conservatórios de Leipzig e Colônia. Entre seus alunos ilustres estão Isaac Albéniz, Max Bruch, Frederick Delius, Edvard Grieg, Arthur Sullivan, e Leoš Janáček, entre tantos outros.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na Rádio MEC.