Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a trajetória de Giacomo Carissimi

Programa traz mais uma edição da série “Biografias”, com a vida e a obra do compositor barroco italiano

Caderno de Música

No AR em 13/04/2025 - 12:30

O Caderno de Música deste domingo (13) traz mais uma edição da série “Biografias”, com a vida e a obra do compositor italiano Giacomo Carissimi, um dos grandes nomes do Barroco inicial.

Embora não se saiba a data exata de seu nascimento, Giacomo Carissimi foi batizado em 18 de abril de 1605, na cidade de Marino, próxima a Roma. Pouco se sabe também sobre sua juventude, mas ele se tornou uma das figuras centrais da música italiana do século XVII, influenciando profundamente o desenvolvimento do oratório e da cantata, e deixando marcas no repertório vocal e instrumental da época. Carissimi trabalhou como maestro di cappella na Catedral de San Rufino, em Assis, e pouco tempo depois foi nomeado mestre de capela do Collegio Germanico em Roma. Embora tenha recebido inúmeras outras propostas, inclusive de assumir o lugar de Claudio Monteverdi em San Marco di Venezia, Carissimi ocupou o mesmo cargo até sua morte. Sua carreira foi marcada pela dedicação à música sacra e secular, contribuindo para o desenvolvimento de formas musicais que influenciariam compositores como Marc-Antoine Charpentier e Johann Sebastian Bach.

Carissimi é frequentemente lembrado como um dos pioneiros do oratório, uma forma musical que se consolidou no Barroco e serviu de base para obras de compositores como Handel, Vivaldi e Bach. Suas composições apresentam um forte apelo dramático, utilizando uma relação refinada entre texto e música e um tratamento melódico que favorecia o entendimento do texto. A cantata também foi uma de suas grandes contribuições à música. Carissimi ajudou a moldar esse gênero, equilibrando elementos da música secular e sacra em pequenas peças vocais com acompanhamento instrumental. Seu estilo, mais livre e expressivo, antecipou o que mais tarde seria encontrado nas árias das óperas barrocas.

Giacomo Carissimi faleceu em 12 de janeiro de 1674, e deixou um legado imenso para a história da música. Mesmo tendo vivido no início do Barroco, sua influência se estendeu por décadas, e sua maneira de tratar o texto musicalmente e sua contribuição para a formação do oratório moldaram o desenvolvimento da música sacra e secular na Europa. Seu trabalho contribuiu para a transição entre a escrita vocal renascentista e o maior desenvolvimento da expressividade dramática no Barroco.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 12h30, na Rádio MEC. A edição contou com a apresentação de Sidney Ferreira, com texto e produção de Carina Amorim.

Criado em 11/04/2025 - 14:39 - Episódio Caderno de Música 13/04/2025

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa