O Caderno de Música deste sábado (12) responde à pergunta do ouvinte Guilherme Santoro, morador do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele enviou um email para ouvinte@ebc.com.br e quer saber um pouco da história das valsas.
Muito presente em bailes de debutantes e casamentos, a valsa é um estilo de música e dança caracterizado pelo compasso ternário, e foi considerado o tipo de dança mais popular do século 19. Duas hipóteses explicam o surgimento da valsa. A primeira, afirma que ela seria originária da região da Provence, no sudeste da França, a partir da dança La Volta, caracterizada pelos contínuos giros que o casal realiza ao dançar.
Já a segunda hipótese, remonta à região que hoje constitui a Áustria e a Alemanha. Walzer, que assim como a La Volta quer dizer “girar”, também era dançada por casais que rodopiavam pelos salões saxônicos do século 18. Na verdade, podemos dizer que o nascimento da valsa como conhecemos hoje se deu com a junção da La Volta francesa com a Walzer austro-germânica.
No programa, ouça algumas das valsas mais conhecidas.
Conheça um pouco mais da Música Clássica do nosso país no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM Rio.