Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Concerto MEC destaca a estreia das óperas Nabucco e Ernani

As obras de Verdi foram apresentadas, pela primeira vez, no dia 9 de março

Concerto MEC

No AR em 10/03/2021 - 12:05

O Concerto MEC desta quarta-feira destaca as estreias das óperas Nabucco e Ernani, de Giuseppe Verdi.

Nabucco estreou em 1842 no Scalla de Milão e Ernani teve sua primeira apresentação no Teatro La Fenice, em Veneza em 1844.

O libreto da ópera Nabucco é baseado nas Escrituras Bíblicas, no Segundo Livro de Reis, em Jeremias, Lamentações e no profeta Daniel.

Além dessas referências bíblicas, Nabucco se baseia na peça de Auguste Anicet-Bourgeois e Francis Cornu, de 1836. Com o nome original de Nabucodonosor, a ópera foi encenada pela primeira vez em 9 de março de 1842 no Teatro ala Scalla, de Milão.

Já a ópera Ernani foi baseada na peça Hernani, de Victor Hugo, de 1830. Verdi havia sido contratado pelo Teatro La Fenice, de Veneza, para escrever uma ópera, mas não foi fácil encontrar um tema, até que o compositor trabalhando com o libretista Francesco Maria Piave na peça de Victor Hugo conseguiu transformá-la em um ótimo libreto.

A ópera Ernani foi apresentada pela primeira vez em 9 de março de 1844 em Veneza e foi imensamente popular, sendo reencenada diversas vezes durante os seus primeiros anos.
Até 1853, Ernani foi a ópera mais popular de Verdi quando foi então substituída por Il Trovatore.

Em 1904, Ernani tornou-se a primeira ópera ser gravada na íntegra.

 

Tags:  Giusepe Verdi

Criado em 09/03/2021 - 19:07

Mais do programa