Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concerto MEC homenageia o flautista Frans Bruggen

Ouça o programa, desta sexta-feira (29), na MEC FM

Concerto MEC

No AR em 29/10/2021 - 12:05

O Concerto MEC homenageia o flautista e regente holandês Frans Bruggen, nascido em 1934 em Amsterdam. 
    
Ele estudou flauta doce e flauta transversa no Conservatório de Amsterdam e musicologia na Universidade de Amsterdam. Bruggen foi um dos fundadores da Orquestra do Século 18, especializada em música antiga, e foi um dos maestros convidados principais da Orquestra da Idade das Luzes, a Orchestra Age of Enlightment, ao lado de Simon Rattle. 

Embora tenha participado de um grupo de vanguarda musical na década de 1970, com mais dois flautistas, Kees Boeke e Walter van Hauw, Frans Bruggen foi essencialmente um músico de peças do período barroco.

Ouça a MEC FM no player.

O programa destaca também a ópera Don Giovanni, de Mozart, que estreou em 29 de outubro de 1787. 

A apresentação foi feita pela Ópera Italiana de Praga, no Teatro Nacional da Boêmia, atual Teatro Estates. A ópera foi baseada na lenda de Don Juan, personagem criada pelo escritor espanhol Tirso de Molina. 

O programa encerra com uma homenagem ao violinista Shlomo Mintz, nascido em Mocou em 1957. 

 Com apenas dois anos de idade, Shlomo Mintz foi com a família para Isarel, onde estudou com Ilona Feher, uma das últimas violinistas da Escola Húngara de Violino, que gerou instrumentistas como Joseph Joachim, amigo e parceiro de Brahms.

 A violinista Ilona Feher apresentou Shlomo Mintz a Isaac Stern, que passou a ser o seu mentor no violino. Sua carreira de solista começou aos 11 anos de idade com a Filarmônica de Israel, e pouco depois, convidado pelo maestro Zubin Mehta, Mintz interpretou o concerto número 1, de Paganini quando Itzhak Perlman adoeceu. 

Aos 16 anos, ele estreou no Carnegie Hall, e logo depois iniciou os estudos com a violinista Doroty DeLay na Julliard School, de Nova York. 

Aos 20 anos de idade, o violinista russo Shlomo Mintz fez uma grande tournê pela Europa com famosos maestros como Carlo Maria Giulini, Antal Dorati e Eugene Ormandi. 

Criado em 29/10/2021 - 10:31

Mais do programa