Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A música da Ucrânia é o destaque no Concertos Deutsche Welle

O programa traz, ainda, alguns dos pianistas vencedores do Telekom Beethoven Competition de 2017

Concertos Deutsche Welle

No AR em 23/06/2018 - 17:00

Mágico, misterioso, romântico, doloroso e que nos deixa com olhos marejados - estas são apenas algumas das palavras que vêm à mente quando ouvimos, por exemplo, a obra "Às margens do Rio Vístula", um poema sinfônico do compositor ucraniano Boris Lyatoshinsky. O que nos leva a uma pergunta: qual é o som da Ucrânia? No Concertos Deutsche Welle deste sábado (23), você terá uma resposta.

O que vamos ouvir é o resultado do Projeto Campus do Beethovenfest em Bonn. Com co-patrocínio da Deutsche Welle, esse projeto mostra um país diferente todos os anos. Na sua edição mais recente, o país escolhido foi a Ucrânia. Então, neste programa, oitenta jovens músicos apresentam a música de Beethoven e de compositores ucranianos. Metade deles toca na Orquestra Jovem da Alemanha, a outra metade viajou da Ucrânia para Bonn. Aliás, o convite para que jovens músicos se apresentassem no Beethovenfest, em Bonn, foi, na realidade, a própria razão para a fundação da Orquestra Sinfônica Jovem da Ucrânia. A iniciativa foi do maestro Oksana Lyniv, e os membros da orquestra só começaram a ensaiar alguns meses antes desta performance em Bonn.

E eles começam com a música de Mozart, Franz Xaver Mozart, especificamente. Um nome que você pode não associar imediatamente à Ucrânia. Mas na verdade, Wolfgang Amadeus Mozart teve filhos, e o mais jovem passou quase toda sua vida em Lvov, uma cidade da atual Ucrânia que na época estava localizada na parte oriental do império austríaco. Mozart Junior tinha um difícil legado a seguir, mas, na verdade, sofria grandes autocríticas ao se comparar com o pai. Ele deixou mais de cinquenta obras para a posteridade, incluindo a sua “Abertura em Ré Maior”, uma peça alegre que vale a pena conhecer.

Além desta obra do "Mozart ucraniano", o programa traz "Às margens do Rio Vístula", de Boris Lyatoshinsky, um compositor ucraniano da era soviética, e mais uma obra encomendada pela própria Deutsche Welle e estreada no festival: "Fantasia Galega", de Bohdan Sehin.

E para finalizar, o Concertos Deutsche Welle apresenta, ainda, trechos da consagrada Telekom Beethoven Competition, que acontece a cada dois anos, em dezembro, na cidade de Bonn. Conheça os pianistas ganhadores do terceiro e segundo lugar na competição, Jo Jeong Lee e Tomoki Kitaura, respectivamente.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar todo sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 22/06/2018 - 17:00 - Episódio Concertos Deutsche Welle 23/06/2018

Mais do programa