Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival de Música de Rheingau está no Concertos Deutsche Welle

No programa, o destaque para o Poema Sinfônico "Ma vlast", de Smetana.

Concertos Deutsche Welle

No AR em 30/05/2020 - 18:00

Neste sábado (30),  confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau, com destaque para o Poema Sinfônico Minha Patria, de Smetana.

Você consegue imaginar uma comunidade em que 10% dos cidadãos sejam assinantes de séries de concertos da orquestra local? Ou onde, em média, cada cidadão visita um concerto dessa orquestra por ano? Essa é a cidade de Bamberg, na Alemanha. Além de manter o público local feliz, a Sinfônica de Bamberg também é uma das orquestras mais visitadas da Alemanha, tendo dado, em seus setenta anos de história, mais de 7000 concertos em mais de 500 cidades em 63 países. Ela foi fundada em 1946 por ex-membros da orquestra filarmônica alemã de Praga e outros refugiados alemães que tiveram que fugir de suas terras depois da Segunda Guerra Mundial. 

Com uma incrível trajetória artística, a Sinfônica de Bamberg apresentou, durante a edição mais recente do  Festival de Música de Rheingau, a composição de Smetana, Ma Vlast, ou Minha Pátria, uma obra que, segundo o maestro Jakub Hrusa, traz uma mensagem positiva que contrasta com o que o compositor estava vivendo na época. Smetana já estava totalmente surdo, na ocasião, e abandonado pela maioria das pessoas que antes o respeitavam. 

Minha Pátria, de Smetana, consiste em seis poemas sinfônicos - na maioria das vezes executados individualmente, mas hoje em dia cada vez mais também como um ciclo. A obra foi apresentada pela Orquestra Sinfônica de Bamberg, sob a regência de Jakub Hrusa,durante a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau, na Alemanha, que ocorreu em 16 de julho de 2019. 

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 18h, na MEC FM.

Criado em 29/05/2020 - 14:20

Mais do programa