Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concertos durante a pandemia, com a Filarmônica de Berlim

O Concertos Deutsche Welle traz a apresentação realizada em maio de 2020, com a Orquestra Filarmônica de Berlim e o maestro Kirill Petrenko

Concertos Deutsche Welle

No AR em 25/09/2020 - 19:39

Neste sábado (26) confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa traz o concerto que a Orquestra Filarmônica de Berlim realiza anualmente na Europa, com obras de Arvo Pärt, Ligeti e Samuel Barber. 

Este ano, a apresentação da Filarmônica de Berlim aconteceu de uma forma bem atípica. No auge da pandemia do coronavírus em Berlim, o grupo realizou a sua série de concertos em sua sede, a Filarmônica de Berlim, totalmente vazia. Apesar da ausência calorosa do público, a orquestra realizou um de seus melhores desempenhos, que pôde ser registrado pela Radio Berlin de Brandenburgo. 

A apresentação em uma sala vazia foi assistida e ouvida por públicos de todo o mundo na televisão, rádio e transmissão ao vivo pela Internet. Os músicos também estavam cumprindo com as diretrizes de distanciamento social, não excedendo o número de quinze integrantes no palco. 

 O programa buscou transmitir emoções que muitos têm sentido durante a pandemia: medo, tristeza, luto, solidão - mas também esperança. As pessoas tiveram a chance - ou até foram forçadas - a pensar sobre suas vidas, talvez até sobre o significado da vida. Neste atípico concerto realizado durante a pandemia, os músicos e seu maestro doaram seus honorários em benefício de crianças em campos de refugiados nas ilhas gregas na periferia da Europa. 

O presidente alemão Frank Walter Steinmeier, que estava presente na apresentação, ressaltou a importância de ajudarmos uns aos outros. "Nesta pandemia, vimos que arte e cultura não são itens dispensáveis. Se você perder algo" – disse ele – “pode valorizá-lo mais, e é isso o que está acontecendo agora. Arte e cultura são literalmente um alimento". 

Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 18h, na MEC FM

Criado em 25/09/2020 - 19:39

Mais do programa