Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acompanhe Festival Bach de 2020 no Concertos Deutsche Welle

Programa segue com a apresentação de abril de 2020 e destacou a "Paixão Segundo São João", de Bach

Concertos Deutsche Welle

No AR em 17/10/2020 - 17:15

Neste sábado (17), confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa segue com a apresentação que ocorreu em abril de 2020 durante o BachFest de Leipzig, em uma incrível adaptação da “Paixão Segundo São João”, de Johann Sebastian Bach. 

Uma paixão musical conta a história do sofrimento e da crucificação de Cristo. E essa obra de Bach, baseada no evangelho de São João, é especialmente dramática. O enredo, porém, é bastante polêmico, já que o apóstolo João destaca, com muita ênfase, o papel que os judeus desempenharam na perseguição de Cristo. Segundo o diretor do festival, Michael Maul, apesar da grande discussão sobre o texto desta obra, devemos ressaltar que Bach apenas utilizou-se do libreto baseado no texto do evangelho, na tradução de Martinho Lutero. E, musicalmente, essa é uma das principais obras-primas do compositor.  

Johann Sebastian Bach escreveu sua Paixão segundo São João quando tinha acabado de se tornar cantor na Igreja de São Tomás em Leipzig. A primeira apresentação ocorreu na Igreja de São Nicolau em Leipzig, em 1724, e durou cerca de duas horas. Depois disso, Bach ficou diversos anos apresentando essa obra, em diferentes versões. 

Realizada em abril deste ano, durante a pandemia, com um número extremamente reduzido (apenas três artistas no palco), essa nova versão revelou a essência da Paixão de São João. A adaptação realizada na Igreja de São Thomas, deLeipzig, foi apresentada pelo cantor Benedikt Kristjánsson (que cobre todo um espectro de gamas vocais e interpreta todos os personagens da obra), Elina Albach (no cravo e órgão), e Philipp Lamprecht (na percussão). A apresentação contou também com a participação de coros convidados, que enviaram as partes corais pré-gravadas. 

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, a partir das 17h15, na MEC FM.

Tags:  Bach

Criado em 16/10/2020 - 15:48

Mais do programa