Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival Bach de 2020, no Concertos Deutsche Welle

O programa traz a apresentação online do festival, que ocorreu em abril deste ano

Concertos Deutsche Welle

No AR em 09/10/2020 - 18:43

Neste sábado (10) confira mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa apresenta a performance realizada em abril de 2020 durante o BachFest de Leipzig, que destacou a Paixão de São João, de Johann Sebastian Bach. 

A apresentação da “Paixão Segundo São João”, de Bach, estava agendada para junho, durante o Bachfest em Leipzig. Então, veio a pandemia, e não apenas a apresentação, mas também todo o festival foi cancelado. Os músicos tiveram, então, a ideia de encenar a obra na Sexta-feira Santa, e transmiti-la ao mundo de forma online. Em vez da usual formação com cordas, coro, flautas, oboés, alaúde e quatro solistas vocais, a apresentação ocorreu com apenas três músicos. 

Em um ano normal, cerca de 70 mil visitantes vão à Leipzig para o Festival Bach (40% deles de fora da Alemanha): todos querendo ouvir Bach no local onde ele viveu e trabalhou de 1723 até 1750. Neste evento especial do Festival Bach, de 10 de abril de 2020, o local autêntico foi explorado colocando os artistas próximo ao túmulo de Bach, no espaço do altar da igreja de São Tomás. 

O minúsculo cenário musical, com apenas três músicos, estava em total conformidade com o distanciamento social e os regulamentos de higienização. Antes da apresentação na Sexta Feira Santa, cinco corais foram convidados a participar do projeto e enviar as gravações. Isso também foi feito estritamente de acordo com as regras de distanciamento social, cada coralista gravando a si mesmo em casa e os resultados posteriormente misturados.Tudo realizado pelo tenor islandês Benedikt Kristjánsson, que também fez o arranjo, deu o ritmo para as gravações remotas - e ainda por cima, canta todos os papéis principais da “Paixão de São João”, de Bach: o Evangelista, Jesus, Pôncio Pilatos e Pedro. Benedikt Kristjánsson é acompanhado por Elina Albach, no cravo e órgão, e o instrumentista Philipp Lamprecht, que toca uma variedade de instrumentos de percussão.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, a partir das 17h15, na MEC FM.

Criado em 09/10/2020 - 18:43

Mais do programa