Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça as Sinfonias números 1 e 5, de Beethoven, no Concertos Deutsche Welle

O programa segue com os melhores momentos do Beethovenfest e apresenta um concerto realizado em setembro de 2014.

Concertos Deutsche Welle

No AR em 25/09/2021 - 17:00

Apresentar as noves Sinfonias completas de Ludwig van Beethoven de uma só vez não é coisa que se vê todo dia.  Mas, em 2014, o Beethovenfest em Bonn proporcionou aos ouvintes essa rara oportunidade. A Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham, sob a regência do maestro Andris Nelsons, tocou as sinfonias em quatro noites consecutivas. E o Concertos Deutsche Welle deste sábado (25) relembra um pouco deste evento memorável, com as Sinfonias números 1 e 5. 

Quando Beethoven escreveu sua sinfonia número 1, em 1800, ele tinha 30 anos e ainda estava sob influência de seu professor na época, Joseph Haydn. Mas o sétimo acorde poderoso e dissonante no início do primeiro movimento certamente foi um choque para os ouvidos do público, e um sinal claro de que esse compositor queria começar sua carreira sinfônica com argumentos próprios.  No segundo movimento, o compositor também apresentou um trabalho cheio é cheio de tensão e contraste.  

Já a Sinfonia número 5 é considerada um dos trabalhos mais famosos de Beethoven, e com o “motivo” de abertura que tem sido descrito como o primeiro riff na história da música, que empolga os mais variados tipos de ouvinte. Embora o próprio Beethoven nunca tenha falado muito do trabalho, a obra tem sido interpretada como uma história musical da derrota e do triunfo, ou da eterna batalha humana pela redenção do sofrimento. 

Confira estas duas grandiosas obras no Concertos Deutsche Welle, que vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 22/09/2021 - 12:54

Mais do programa