Confira neste sábado (13) mais um Concertos Deutsche Welle, a emissora pública internacional da Alemanha. O programa traz a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau, que ocorreu em junho de 2021, com obras de Jean Sibelius e Felix Mendelssohn.
O Festival de Música de Rheingau tem como sede a basílica da Abadia de Eberbach. O antigo mosteiro Cisterciense é um dos mais famosos da Europa, construído entre 1136 e 1186. A história agitada da abadia a torna um lugar ainda mais especial: o local foi um mosteiro por muito tempo e depois foi saqueado pelos suecos na guerra dos 30 anos. Mais tarde, tornou-se uma instituição psiquiátrica, e também serviu como escola e prisão. Mas agora é uma fundação e só é usada para eventos culturais. A abadia ficou bastante famosa após ter sido utilizada como cenário para o filme de 1986 "O Nome da Rosa", baseado no livro homônimo de Umberto Eco.
E foi neste ambiente, ao mesmo tempo dramático e perturbador, que o violinista Augustin Hadelich interpretou o "Concerto para violino", de Jean Sibelius. Esta composição virtuosística, com seus sons atmosféricos que evocam a neblina e a neve, foi escrita em 1903, e, atualmente, faz parte do repertório padrão de violino.
Hadelich se apresentou durante a edição mais recente do Festival de Música de Rheingau com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Frankfurt, regida por Andrés Orozco-Estrada. A orquestra também interpretou a famosa abertura "As Hébridas", de Mendelssohn.
Ouça o programa completo no player acima.
O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.