Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concertos Deutsche Welle segue com a Filarmônica de Munique

No programa, a "Sinfonia do Novo Mundo", de Dvorak

Concertos Deutsche Welle deste sábado (30) segue com a apresentação de uma orquestra de grande renome da Alemanha, a Filarmônica de Munique, com a qual o maestro convidado Semyon Bichkof fez uma emocionante apresentação da “Sinfonia do Novo Mundo”, de Dvorak.

 

Fundada em 1893, a Filarmônica de Munique teve maestros notáveis, incluindo Gustav Mahler, que a conduziu nas estreias mundiais de suas sinfonias número 4 e 8. Não há como falar todos os nomes que o sucederam, mas um maestro deve ser mencionado, um que é inevitavelmente ligado à Filarmônica de Munique, e cuja primeira temporada começou em 1979: Sergiu Celibidache. Ele foi o maestro principal da orquestra até seu falecimento, em 1996.

 

Sucedendo Celibidache, o americano James Levine ficou por cinco anos e, após ele, entrou o alemão Christian Thielemann, seguido, em 2012, por Lorin Mazeel, que conduziu os musicistas até sua morte inesperada em julho de 2014. O sucessor de Mazeel, começando a temporada de 2015 e 2016, é o maestro russo Valery Gergiev.

 

Quando Dvorak foi convidado para ir à Nova Iorque dirigir o Conservatório de música de lá, seus futuros empregadores estavam curiosos sobre o compositor. E mais que isso, como escreveu Dvorak: “os americanos esperam coisas grandiosas de mim. Acima de tudo, eu devo mostrar-lhes o caminho para a dimensão de uma nova e independente arte. Em resumo, devo mostrar-lhes o caminho para criar um estilo de música nacional”.  

 

Após alguma hesitação, Dvorak aceitou o emprego e, rapidamente, se viu em um mundo estrangeiro, mas fascinante, onde achou sua expressão musical em sua última sinfonia, a sinfonia número 9, ou "Sinfonia do Novo Mundo", que ouviremos no programa em uma gravação ao vivo bem mais recente da Orquestra Filarmônica de Munique, que ocorreu em setembro de 2014, juntamente com o maestro convidado Semyon Bichkof.

 

Acompanhe o Concertos Deutsche Welle sempre aos sábados, às 17h, na MEC FM do Rio.



Orquestra Filarmônica de Munique toca no Concertos Deutsche Welle, neste sábado

Criado em 29/05/2015 - 17:19 e atualizado em 29/05/2015 - 14:03

Mais do programa