Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concertos Deutsche Welle homenageia Rachmaninoff

Programa apresenta a edição mais recente do festival de Heimbach

Heimbach, escondida em um canto remoto das montanhas Eifel, é difícil de acessar, mas um público fiel peregrina ano após ano para ouvir música de câmara de mais alto nível. Romantismo em elevado grau e música de câmara à perfeição: Sergei Rachmaninoff foi o centro dos holofotes neste festival mais recente em Heimbach chamado “Tensões”.

 

Concertos Deutsche Welle deste sábado (27) traz “Trio élégiaque número 2”, de Rachmaninoff, com o pianista português Artur Pizarro, junto a outros musicistas top de linha: Christian Tetzlaff, violino, Tanja Tetzlaff, violoncelo.

 

O “Trio élégiaque número 2”, de Rachmaninoff foi dedicado a Tchaikovsky, seu conterrâneo. Ele até mesmo padronizou seu trio em relação ao de Tchaikovsky, um gesto de agradecimento ao homem cujo apoio ele valorizava e precisava. A morte de Tchaikovsky, em novembro de 1893, foi um choque para o Rachmaninoff em seus vinte anos de idade, então aluno do Conservatório de Moscou. Compondo seu trio, de luto, ele escreveu: “eu me emociono a cada frase”. Rachmaninoff terminou a peça em poucas semanas e sentou ao piano na estreia em Moscou, em 31 de janeiro de 1894.

 

Concertos Deutsche Welle vai ao ar todo sábado, às 17h, na MEC FM Rio.



Criado em 26/06/2015 - 21:34 e atualizado em 26/06/2015 - 17:54

Mais do programa