Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concertos Deutsche Welle segue com o "Festival Tensões"

No programa, obras de Rachmaninoff e Dvoràk

Concertos Deutsche Welle deste sábado (04) segue com a segunda parte do Festival “Tensões”, que ocorre anualmente na pequena vila alemã de Heimbach.

 

“Tensões” é a tradução em português para “Spannungen”, palavra em alemão que dá nome a esse festival, localizado em uma antiga usina. Spannungen faz uma dupla referência a tensões do tipo elétrico e artístico. Quando o festival “Tensões” foi fundado em Heimbach, em 1998, os jovens de vinte e poucos anos que compareciam queriam nada menos que revolucionar a atividade de concerto.

 

Nesse meio tempo, Heimbach se tornou um culto, cujo templo é uma usina hidrelétrica do ano 1904, ainda funcionando, mas emprestada para os concertos por uma semana a cada início do verão. O título de uma resenha do concerto do ano passado, em um jornal alemão, chamou o lugar de “catedral de eletricidade e música”.

 

Diferente de outros festivais na Alemanha, esse não é subsidiado por dinheiro público. É organizado por voluntários encabeçados por Hans-Joachim Güttler, um gerente recém aposentado da indústria e apaixonado pela música clássica.

 

No programa, o destaque será o “Quarteto para cordas número 14”, de Dvorak, apresentado na usina cuja acústica gera o som caracteristicamente grande de Heimbach. Antonin Dvorak, quando escreveu o seu “Quarteto para cordas número 14”, havia acabado de retornar à sua terra natal tcheca em abril de 1895, após sua estadia nos Estados Unidos.

 

Dois anos e meio no Novo Mundo como diretor do Conservatório Nacional, em Nova Iorque, deram ao compositor, em meados de seus cinquenta anos, fama e honra. Mas ele sentia falta da Europa, em geral, e das suas amadas florestas boêmias, em particular.

 

“Eu me alegro com a natureza divina”, escreveu Dvorak após voltar para casa. Ele estava feliz por estar entre amigos e por poder falar sua língua nativa novamente. Seu "Quarteto em Lá bemol maior" foi escrito sobre essa época, recheado de melodias folclóricas boêmias, incluindo efeitos que imitam até o som dos pássaros.

 

Ouça o "Quarteto de Cordas", de Dvoràk, com Christian Tetzlaff e Elisabeth Kufferath, violinos, Rachel Roberts, viola e Tanja Tetzlaff, violoncelo. E a “Suíte número 2 para dois pianos”, de Rachmaninoff.

 

Concertos Deutsche Welle vai ao ar todo sábado, às 17h, na MEC FM Rio.



Concertos Deutsche Welle homenageia Rachmaninoff

Criado em 03/07/2015 - 20:55 e atualizado em 03/07/2015 - 17:11

Mais do programa