Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Altas temperaturas podem trazer problemas de saúde para idosos

Geriatra diz que os idosos têm mais dificuldades na época de calor

Suportar o calor de verão não é uma tarefa fácil para que está na terceira idade. Esta faixa da população precisa de atenção especial porque tem sensação de sede diminuída e se desidrata rapidamente. Os idosos também têm resistência a ingerir água porque não gostam de ir ao banheiro e, ainda, há os que têm problemas de memória e também de locomoção.

 

Confira outras edições do programa Cotidiano

 

Para falar sobre o assunto, o programa Cotidiano entrevistou a médica geriatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Maria Alice Toledo, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os cuidados que os idosos devem tomar nesta época do ano para obter uma melhor qualidade de vida e não se deixar vencer pelo calor.

 

Segundo Maria Alice Toledo, é preciso dar foco à água em períodos de altas temperaturas. É necessário que os idosos tomem pelo menos 2 litros por dia e abusem das frutas ou sucos da fruta natural. No entanto, a geriatra ressaltou que a substituição da água por bebidas alcoólicas ou refrigerantes faz mal à saúde, já que estes produtos tendem a desidratar o corpo.

 

Além de uma alimentação à base de frutas, verduras, legumes, a cada três horas, e evitar alimentos quentes e gordurosos, os idosos devem cuidar da pele, usando creme hidrante sem cheiro forte, protetor solar, óculos de sol, boné e, ainda, tomar banhos mais frios e evitar exposição ao sol, entre as dez horas da manhã e quatro horas da tarde.

 

Acompanhe as orientações da geriatra sobre calor e qualidade de vida na velhice nesta entrevista ao programa Cotidiano.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é da jornalista Luiza Inez.



Criado em 08/01/2015 - 19:54 e atualizado em 09/01/2015 - 11:25