O aviador e idealizador do Projeto Rios Voares, Gerard Moss, diz que este trabalho de educação ambiental é animador porque melhora o entendimento em todos os aspectos. O mecanismo mais eficiente para o funcionamento do projeto são as parcerias, primeiro, a maior que é com a Petrobras Sócio-Ambiental, depois com secretarias Estaduais e Municipais de Educação, promovendo oficinas de capacitação de professores.
Estes se tornam multiplicadores e passam para crianças, tendo atendido mais de 3 mil e 500 professores e 600 mil crianças, sendo que a difusão do conhecimento chega às famílias dessas crianças. Por exemplo: uma mãe disse que o marido era agricultor e desmatava, mas a criança passou a questionar e a mãe perguntava, o que eu faço, eu entendo meu marido mas meu filho está questionando.
O Projeto Rios Voadores começou incialmente com voos de pesquisa em todas as partes do país, tentando entender o regime das chuvas em várias regiões do Brasil.
Acompanhe esta entrevista na íntegra sobre o Proejto Rios Voaodores ao Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.