O programa Cotidiano desta sexta- feira (7) falou sobre as bactérias que estão presentes na boca humana. O dentista do Hospital do Coração do Brasil em Brasília, Alexandre Miranda, alerta que as bactérias que vivem na boca podem levar a um processo de inflamação das gengivas que entra pela corrente sanguínea, podendo acarretar problema como a cardite bacteriana. Por isso, a importância da promoção da saúde bucal para minimizar o efeito das bactérias na saúde geral do indivíduo.
Segundo Alexandre Miranda a visita regular ao dentista é de suma importância, para fazer uma investigação, não só da capacidade física e radiográfica, mas que os planos de tratamento, as ações odontológicas sejam planejadas de forma interdiscplinar, porque cada indivíduo tem sua especificidade de condição bacteriana e de saúde bucal.
Ele chama a atenção para a higiene correta que se dá por meio da escovação três vezes ao dia, sendo que a noturna é a principal. Quanto ao uso do fio dental é de extrema importância após a alimentação. Se a pessoa usa prótese dentária deve ter um protocolo de higienização bucal e a higienização da prótese. Alexandre Miranda salienta que a higienização dos dentes, da prótese e até da língua também é importante, porque é nela que se acumulam as bactérias.
Confira as dicas do dentista sobre as bactérias que se acumulam na boca, nesta sexta-feira ao programa Revista Brasília. com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.
Saiba quais são os seis erros mais comuns ao escovar os dentes
Quais os cuidados pessoais que devemos ter com nossos dentes?