Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista comenta a nova Lei da Migração que já está valendo

Ao contrário do Estatuto do Estrangeiro, além de contemplar estrangeiros no Brasil, ela vale também para brasileiros no exterior

No AR em 28/11/2017 - 06:04

A convidada deste Em Conta é a doutora Diana Quintas, advogada especialista na área imigratória e sócia da Fragomen Brasil, empresa que está presente em 170 países do mundo. Ela explica como é, de fato, a nova Lei da Migração, que entrou em vigor na semana passada, e substitui o Estatudo do Entrangeiro, em vigor há 37 anos.

A especialista explica que a nova Lei da Migração vale para o estrangeiro que imigra no Brasil, para trabalhar ou como refugiado, e vale para o brasileiro que emigra. Ele pode exigir seus direitos no consulado mais próximo. Diana diz, ainda, de que forma o imigrante pode participar do nosso mercado de trabalho.

O migrante estrangeiro que vier a imigrar no Brasil, de acordo com a nova Lei da Migração, precisa ainda trazer o atestado de antecedentes criminas. Além disso, está proibido de ocupar qualquer cargo público aqui no Brasil e, portanto, participar de concurso. Além disso, foi vetada a anistia que poderia ter quem entrou até junho de 2016.

Ouça o programa na íntegra:

 

O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 13 horas (horário de Brasília) na Rádio Nacional da Amazônia. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Participe através do nosso e-mail: emconta@ebc.com.br

Criado em 28/11/2017 - 06:11 - Episódio Entenda a nova Lei da Migração