Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OIT aponta “indecências” no mercado de trabalho brasileiro

Organização aponta trabalho escravo em 316 municípios, 75% de

Nesta edição do Em Conta você fica sabendo que os números desfavoráveis na Tabela de Trabalho Decente no Brasil acontecem em número maior no Norte, como os 46% de trabalho informal em Macapá, ou então no Nordeste, com “a mesma intensidade”.

 

Ouça também:

 

Erradicação do trabalho escravo: como está a luta no Brasil?

 

A pesquisa ainda fala de 68 municípios brasileiros onde menos de 25% das domésticas têm os direitos trabalhistas assegurados através da carteira assinada. Em outros 24 municípios pesquisados pela OIT, existem sete milhões de trabalhadores na informalidade.

 

Ao mesmo tempo em que a OIT divulga a pesquisa, a rede de lojas Renner é multada em R$ 2 milhões porque se abastece com fornecedores envolvidos com trabalho escravo, ou forçado, de imigrantes bolivianos, na legalidade, que vivem em São Paulo, capital.

 

A situação dos haitianos no Brasil, cerca de 13 mil na legalidade, segundo o Itamaraty, que forneceu os vistos, ou mais de 30 mil, segundo o serviço de recepção em Basiléia, no Acre, onde eles continuam chegando a cada dia à procura de trabalho no Brasil.

 

No Trocando em Miúdo, o assunto é o Imposto de Renda, cuja tabela de correção, geralmente em 4,5%, ainda não foi atualizada, o que pode acabar prejudicando muita gente que passou a ganhar mais do que o mínimo para ficar isento.

 

O Em ContaA Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 09h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 02/12/2014 - 10:03 e atualizado em 02/12/2014 - 08:46