O Em Conta de hoje (24) é todo em cima das novas regras para usar o Tesouro Direto e comprar, ou revender, títulos públicos do governo, com rendimentos que podem ser pré ou pós fixados, com base no IPCA, na Selic ou outros que você vai entender, passo a passo, nesta Entrevista de Valor com o gerente-adjunto de Relacionamento Institucional da Secretaria do Tesouro Nacional, David Rebelo Athayde.
Ouça também:
Em Conta: entenda como funciona o novo Tesouro Direto
Entre os assuntos na prosa de hoje estão:
- Os primeiros passos práticos para, pela internet, a pessoa, mesmo com pouco dinheiro, fazer o cadastro no Tesouro, na corretora ou banco e na Bovespa.
- Quais os rendimentos, dependendo de cada título público, que passam a ter nomes mais fáceis de serem entendidos pelo cidadão sem maior conhecimento.
- Os custos que serão descontados dos rendimentos, por custódia, administração e impostos. Mesmo assim, ganhos são maiores do que na caderneta de poupança.
- Que tipo de garantia é dada quando, por exemplo, a corretora que faz a intermediação do título público comprado pelo cidadão quebrar, adiantando que ele pertence ao CPF da pessoa que comprou e que, por isso, pode ser transferido para outro banco ou corretora.
- Como funciona, a partir deste 30 de março, o novo sistema de liquidação do título, ou seja, a pessoa que comprou pode vender, a qualquer dia da semana, pela internet, se precisar do dinheiro ou achar que está valendo a pena, mesmo que o vencimento do mesmo seja lá para a frente.
Para tirar todas as dúvidas, acesse o site do Tesouro Direto, clicando aqui.
O Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Participe. Se tiver alguma dúvida, mande um e-mail para a gente: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela companhia!