Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira os cuidados antes de enviar a declaração do imposto de renda

O analista da Receita Federal fala sobre os procedimentos finais antes

No Em Conta desta sexta-feira (10) a gente ensina como fechar a declaração do Imposto de Renda, transmitir, pegar o recibo para, em seguida, acompanhar, na página da Receita Federal, o andamento da questão, para ver se não aparece alguma pendência que pode ser corrigida antes de ser levada para a malha fina.

 

O analista da Receita Federal, Francisco Pinto de Souza, que assessorou o Em Conta, nestes últimos 30 dias, inclusive respondendo dúvidas mandadas pelos ouvintes, termina hoje a participação justamente nos procedimentos finais da declaração do Imposto de Renda, antes dele ser mandado, se possível sem erros, pela Internet.

 

À vista ou parcelado? Para que tiver imposto de renda a pagar, Francisco Pinto explica que o pagamento à vista pode ser feito até 30 de abril. Em caso de pagamento do imposto de renda parcelado, a Receita Federal cobra juros acumulados pela Taxa Selic mais 1% do mês de liquidação.

 

A repórter Priscila Rangel também participa do programa ensinando os ouvintes que já mandaram a declaração como podem fazer qualquer tipo de retificação, caso descubram alguma falha a tempo, e mesmo antes de receberem qualquer tipo de notificação.

 

Ouça também: Vale a pena pedir antecipação da devolução do imposto de renda?

 

No Trocando em Miúdo, a prosa é sobre mais uma das trinta dúvidas mandadas pelos ouvintes e respondidas aqui. A de hoje é a da ouvinte Rita de Cássia:

“Estou fazendo a declaração do meu irmão e estou em dúvida quanto à opção da declaração individual ou conjunta. Ele é MEI (microempreendedor individual) e emite anualmente R$ 60 mil em notas fiscais de prestação de serviços. Na verdade já foi feita na declaração do Simples. Minha dúvida é a seguinte. Destes valores totais de notas emitidas são feitos pagamentos a terceiros, sendo deste montante apenas uns 15% destinados a ele. E no caso de ser uma declaração conjunta com a esposa dele, como deve proceder? Seria mais viável fazer a individual? Desde já obrigada.”

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

 



Criado em 10/04/2015 - 13:30 e atualizado em 10/04/2015 - 13:17