Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série de interprogramas celebra os 60 anos da OSN UFF

Criada em 1961, a Orquestra Sinfônica Nacional já fez parte dos quadros da Rádio MEC

Especiais Rádio MEC

No AR em 12/01/2021 - 00:00

Criada por decreto em 12 de janeiro de 1961, a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) atuou por mais de duas décadas na Rádio MEC, como parte de um fundamental projeto de registro e difusão da música de concerto brasileira. Sua história está intimamente ligada à da radiodifusão no Brasil e, claro, com a da música de concerto no Brasil. A OSN, hoje integrante da Universidade Federal Fluminense (UFF), segue com a missão de registrar obras de compositores brasileiros contemporâneos, difundir a música de concerto e formar plateias. 

Aqui você encontrará cinco interprogramas produzidos para lembrar e celebrar a história e realizações dessa tão importante instituição, que contou em seus quadros com maestros e compositores como Guerra-Peixe, Francisco Mignone e Edino Krieger. 

Todas as obras que acompanham os interprogramas são interpretações da OSN. A obra escolhida para as assinaturas da série é Abertura Folclórica, de Mário Tavares, em um registro sob a regência de Tobias Volkmann. 

Interprograma 1  - criação da Orquestra . Depoimento de Edino Krieger. Obra musical no interprograma: Canticum Naturale (Edino Krieger)

 

Interprograma 2 - a passagem para a UFF em 1986. Depoimento de Tobias Volkmann. Obra musical no interprograma: Série Brasileira (Alberto Nepomuceno)

 

Interprograma 3 - novo modelo de direção artística - músicos diretores. Depoimento de Andrea Ernest Dias. Obra musical no interprograma: Phoenix (Sérgio Roberto de Oliveira)

 

Interprograma 4 - séries de concertos e projetos recentes. Depoimento de Juliana Amaral. Obra musical no interprograma: Bachianas Brasileiras n.4  (Villa-Lobos)

 

Interprograma 5 – nomes da música de concerto que estão na história da OSN. Depoimento de José Schiller. Obra musical no interprograma: Concerto para piano e Orquestra (Francisco Mignone)

 

Criado em 11/01/2021 - 13:16 - Episódio Interprogramas OSN UFF 60 anos

Mais do programa