Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falando Francamente traz levantamento sobre trabalho escravo moderno

Maior parte dos casos ocorreu em Tocantins, Minas Gerais, Bahia e Maranhão. No ano passado, 265 inquéritos policiais foram instaurados

No AR em 02/02/2018 - 15:02

No ultimo dia 28 de janeiro se relembra o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, data criada em 2009 para homenagear os auditores fiscais do Trabalho, assassinados em 2004, durante vistoria para apurar denúncias em fazendas de Unaí, em Minas Gerais, em um episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí. E para não esquecer a data, procuramos o Ministério Público Federal (MPF) que recebeu 70 denúncias  durante o ano de 2017.

Trabalho escravo

Um balanço feito pelo justiça revelou que os estados onde houve maior concentração de denúncias recebidas foram Tocantins (13) e Minas Gerais (12), seguidos de Bahia (7) e Maranhão (6). Nesse mesmo período, 265 inquéritos policiais foram iniciados e 283 procedimentos extrajudiciais autuados. 

O levantamento também destaca a participação de membros do MPF em 11 operações de resgate de trabalhadores no ano passado, realizadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM).

Conversamos com a coordenadora da Câmara  Criminal e subprocuradora-geral da República, Luiza Cristina Frischeisen.

Ouça íntegra da entrevista no player.

Falando Francamente vai ao ar, de segunda a sexta-feira,às 15h, pela Rádio Nacional da Amazônia.

 

 

 

Criado em 02/02/2018 - 15:25