O Falando Francamente, dessa quarta-feira (13), falou sobre endometriose com o ginecologista César Fernandes.
O médico explica que todo mês o endométrio (mucosa que reveste o útero) estimulado pelos hormônios liberados no período menstrual, se forma para receber a gravidez. Quando esta não acontece ele se desmancha e sai em forma de menstruação, complementa.
Por causa de alguma doença, o endométrio pode se instalar fora do útero, em volta de algum outro órgão. Isto ocasiona inflamação, que causa dor, menstruação abundante e até mesmo a infertilidade. Cirurgias como a cesariana também podem causar a endometriose mas, segundo o ginecologista, não é comum e acontece raramente.
A doença que pode acontecer logo quando a mulher inicia o período fértil de sua vida, começando a menstruar. Para César Fernandes, como a endometriose só é percebida depois de alguns anos de instalada, não há como prevenir e por isso é importante o diagnóstico precoce. O médico pode tratar os focos de endometriose com medicamentos e até mesmo fazer uma cirurgia, se necessário, afirma.
A endometriose perturba a qualidade de vida das mulheres acometidas com a doença, ressalta Fernandes.
Saiba mais sobre as causas e o tratamento da endometriose ouvindo a entrevista completa no player acima!
O Falando Francamente vai ao ar, na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta-feira, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.
Ouça também: Entenda o que são e qual a importância dos biofármacos