Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca a Rapsódia Norfolk número 1, de Vaughan Williams

Rapsódia Norfolk número 1, uma das obras inspiradas em canções folclóricas do condado inglês de Norfolk, estreou em Londres na data de hoje, mas no ano de 1906.

Harmonia

No AR em 24/08/2021 - 20:00

O Harmonia desta terça-feira (24) destaca a obra do compositor inglês Ralph Vaughan Williams, em especial, a Rapsódia Norfolk número 1, que estreou em Londres na data de hoje, mas no ano de 1906.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

Na estreia, em 24 de agosto de 1906, a Rapsódia Norfolk número 1 foi regida pelo maestro sir Henry Wood, conhecido por ter dirigido os Concertos Proms por quase 50 anos.

Vaughan Williams escreveu as três Rapsódias Norfolk inspirado em canções folclóricas coletadas no condado inglês de Norfolk, em particular no porto de pesca de King’s Lynn.  

A ideia de Williams era formar uma espécie de sinfonia de canções folclóricas, onde cada Rapsódia corresponderia a um movimento dessa sinfonia. 

A segunda obra do compositor que você ouve neste programa é o Concerto para piano e orquestra em dó maior, escrito em dois períodos: os dois primeiros movimentos em 1926, e o terceiro e último movimento no período 1930-1931.

O Concerto para piano e orquestra de Vaughan Williams estreou em Londres, em 1933, pela pianista inglesa Harriet Cohen e a Sinfônica da BBC, regida por sir Adrian Boult.

O concerto foi elogiado pelo compositor e pianista húngaro Béla Bártok, que ficou impressionado como Vaughan Williams usou o piano como instrumento de percussão, como o próprio Bártok fazia durante esse período.

O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 24/08/2021 - 14:27

Mais do programa