O Jazz Livre! celebra os 75 anos do multi-instrumentista e compositor Egberto Gismonti.
Nascido em Carmo, município do Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 1947, Egberto Gismonti começou a estudar música aos cinco anos de idade.
O piano foi estimulado por uma tradição mais clássica de seu pai, o libanês Camilo Amim. Já a prática com o violão foi influenciada por sua mãe, a italiana Ruth Gismonti Amim.
No Conservatório Brasileiro de Música, Gismonti estudou também flauta e clarinete, além de pesquisar a música popular e folclórica brasileira.
Em sua trajetória, o compositor e multi-instrumentista passou pela música indígena de grupos amazônicos ao samba e choro carioca, pelo frevo, baião e forró nordestino.
Gismonti desenvolve seu repertório a partir de uma formação clássica e experiências musicais diversas, em que a linguagem do jazz se faz muito presente.
Buscando transpor a qualidade polifônica do piano para o violão, ele chegou a três instrumentos personalizados, de 10, 12 e 14 cordas, tocados com uma técnica singular.
Nos últimos anos, Egberto Gismonti tem dedicado seu tempo a escrever trilhas de filmes, balés e óperas, além de atuar como compositor residente da nova Orquestra Filarmônica de Tóquio.