O Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região determinou a prisão do presidente da Assembleia Legislativa (AL) de Roraima, Jalser Renier (SD).
A determinação é do desembargador federal Ney Bello, que expediu a guia de execução da pena após o Superior Tribunal de Justiç (STJ) decidir pela prisão do deputado estadual Jalser Renier, atual presidente da assembleia legislativa de Roraima.
Nessa quarta-feira (26), o STJ negou recurso da defesa de Jalser Renier, contra a determinação da Corte, e manteve a condenação, de seis anos e oito meses de reclusão, em regime semiaberto, por peculato.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Renier teve participação decisiva no esquema de desvio de verbas públicas, conhecido como "Escândalo dos Gafanhotos".
A Assembleia Legislativa de Roraima, por nota, informou que Jalser Renier aguarda a chegada do mandado de recolhimento, do qual ainda não foi notificado.
Em relação ao recurso negado pelo STJ, contra a decisão que autorizou o cumprimento antecipado da pena, o deputado também aguarda o que será definido pela Vara de Execuções Penais de RR.
Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição, desta sexta-feira (28): grupo faz apelo à Organização das Nações Unidas (ONU), para atuação contra mortes de defensores de direitos humanos e trabalhadores rurais, em Rondônia; Ministério Público do Maranhão pediu o afastamento do prefeito de Pio XII, Paulo Veloso, por fraude na merenda escolar; eleitores de 18 capitais e de outros 37 municípios voltam às urnas neste domingo (30).
O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).