O Governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg propôs nesta terça-feira (27) algumas medidas para reduzir as despesas e aumentar alguns impostos. Os impostos que sofreram aumento serão: o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Servições (ICMS) de combustíveis.
O atual governador reafirmou que assumiu a gestão com um rombo de R$ 4 bilhões.
São 21 medidas de contenção de gastos e aumento de arrecadação propostas pela equipe de governancia. Algumas das propostas precisam passar pela aprovação da Câmara Legislativa.
Agora para 2015, o Governo quer acabar com a insenção do IPVA para veículos 0 km. E para o ano que vem a proposta é aumentar o valor do imposto de 3% para 3,5% para carros e de 2% para 2,5% para motos.
O ICMS para combustíveis também deverá ser reajustado, com diminuição da alíquota do Etanol, álcool, de 25% para 19%, mas aumento do ICMS para gasolina de 25% para 28% e do Diesel de 12% para 15%.
Na contramão dos aumentos o GDF quer diminuir o ICMS dos medicamentos e de alimentos da cesta básica.
Outras informações nesta edição:
- Vara da Fazenda Pública suspende repasse financeiro do GDF a construtores do novo Centro Administrativo;
- Estão abertas as inscrições para os centros de Educação da Primeira Infância (Cepis) e creches conveniadas da rede pública;
- Nova norma da vigilância sanitária recomendam presença de técnico em higiene nos salões de beleza;
- Unidade móvel de prevenção e controle da hanseníase está no DF.
Ouça mais
GDF assina acordo com Ministério da Sáude para conter crise no setor
O Jornal da Cidade 2ª Edição é uma produção do Radiojornalismo da EBC, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h20.