O Movimento Roraimeira surgiu na capital Boa Vista, no ano de 1984, e mudou para sempre a cultura do estado, por meio de criações artísticas em diversas linguagens - música, dança, poesia, artes plásticas, muralismo e fotografia. Em 2024, artistas da primeira e das novas gerações comemoram 40 anos do movimento, e para celebrar essa data, a Rádio Nacional da Amazônia produziu uma série especial com os personagens ilustres dessa história. No primeiro episódio, quem conta como tudo começou é o cantor e compositor Zeca Preto. Zeca nasceu em Belém, e chegou a participar de alguns festivais de música no Pará, mas foi em Boa Vista onde se deu o grande encontro com Eliakin Rufino e Neuber Uchôa. Juntos, ajudaram a construir uma identidade cultural e um sentimento de amor e pertencimento a Roraima,
No episódio de estreia da série "Roraimeira 40 anos", você vai ouvir as canções "Roraimeira", composta por Zeca Preto, e "Macunaimando", parceria de Zeca com Neuber Uchoa.
"Roraimeira", canção que dá nome ao movimento, ficou em segundo lugar no 2º Festival de Música de Roraima (Femur) em julho 1984, mas ganhou o coração do povo e tornou-se imortal. Em 2015, a obra foi declarada oficialmente o hino cultural de Roraima pelo governo do estado.
"Macunaimando" também foi escrita para o Festival de Música de Roraima, desta vez em 1990, e ficou em último lugar na disputa. Os roraimenses se identificaram profundamente com a canção, que também acabou virando um hino da terra de Makunaima.
Ficha Técnica:
Série Especial "Roraimeira 40 Anos"
Roteiro, produção, edição e apresentação: Ana Pimenta
Ouça os outros episódios da série:
Neuber Uchôa e o regionalismo pop da Roraimeira
Eliakin Rufino, o poeta da Roraimeira