O Música e Músicos do Brasil deste domingo (18) traz mais uma edição da série, na qual alguns dos mais atuantes músicos de concerto do nosso país escolhem o seu instrumentista preferido. Nesta edição, o compositor Harry Crowl deixa o seu voto no pianista Arnaldo Estrella.
Nascido no Rio de Janeiro em 14 de março de 1908, Arnaldo Estrella foi um dos principais nomes do piano do século 20. Ele teve aulas com Joaquim Antonio Barroso Neto, Oscar Lorenzo Fernández e Tomás Terán e começou a realizar turnês no Brasil e no exterior com aproximadamente 27 anos.
Estrella chegou a se apresentar em importantes salas de concerto, com algumas das mais consagradas orquestras e regentes de todo mundo. Ele foi um dos únicos instrumentistas respeitados o suficiente para fazer turnê na União Soviética, na década de 60.
Arnaldo Estrella foi professor durante da Escola de Música da UFRJ (antigo Instituto Nacional de Música) formando uma geração de grandes pianistas, dentre os quais estão Maria Josephina Mignone, Arnaldo Cohen, Vera Astrachan, Jean Louis Steuerman, Antonio Guedes Barbosa, entre tantos outros.
E na segunda parte do programa, confira um pouco mais da homenagem pelo centenário de nascimento de Alceo Bocchino, com a vida e obra deste importante compositor, pianista e regente brasileiro.
Ouça no player abaixo:
O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.