Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça homenagem a Alberto Nepomuceno no Música e Músicos do Brasil

Confira, também, a última parte da entrevista com Alexandre Schubert, o artista convidado do mês de julho

Música e Músicos do Brasil

No AR em 28/07/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (28) faz uma homenagem aos 155 anos de nascimento do “Pai do Nacionalismo”, Alberto Nepomuceno, comemorados no último dia 6 de julho. 

Ouça no player acima.

Alberto Nepomuceno nasceu em 6 de julho de 1864 em Fortaleza e morreu em 16 de outubro de 1920, no Rio de Janeiro. Ele teve contato com diversos escritores, como Olavo Bilac, Machado de Assis e Aluísio Azevedo, que estavam envolvidos com os movimentos romântico, simbolista e naturalista. Do grande interesse do compositor pela literatura brasileira e pela valorização da língua portuguesa, começou a surgir a sua luta pela nacionalização da música erudita no Brasil. Em uma viagem para a Europa, Nepomuceno conheceu o norueguês Edvard Grieg, representante máximo do nacionalismo romântico, o que foi fundamental para que Nepomuceno elaborasse um ideal nacionalista e, sobretudo, valorizar a riqueza cultural de seu próprio país. Apesar de algumas críticas da época, Nepomuceno foi forte em sua convicção, dizendo que "não tem pátria um povo que não canta em sua língua".

Ele restaurou diversas obras de José Maurício Nunes Garcia, apoiou vários compositores populares, reformou o Hino Nacional Brasileiro (tanto na forma de execução quanto na letra de Osório Duque Estrada), além dos diversos projetos visando à institucionalização da música erudita brasileira que promoveu quando era diretor do Instituto Nacional de Música. 

E na segunda parte do programa, conheça um pouco mais da trajetória artística do consagrado compositor, professor e violinista mineiro Alexandre Schubert, o artista convidado do mês de julho. Com mais de 130 obras compostas para diferentes formações instrumentais, Alexandre Schubert é considerado um dos principais compositores da atualidade. Schubert possui mais de 15 prêmios de composição em concursos nacionais e internacionais e já teve suas peças interpretadas em diversos países como Rússia, Alemanha, França, Itália, Portugal, entre outros, além de ser um dos compositores mais executados nas Bienais de Música Contemporânea Brasileira.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 26/07/2019 - 11:10 - Episódio Música e Músicos do Brasil 28-07-2019

Mais do programa