Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História conta a trajetória das mulheres brasileiras

Para celebrar Dia Internacional da Mulher, o programa convida a historiadora Joana Maria Pedro, uma das organizadoras do livro "Nova História das Mulheres no Brasil"

Na Trilha da História

No AR em 08/03/2018 - 11:20

Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Na Trilha da História tem como convidada a historiadora Joana Maria Pedro, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC e uma das organizadoras do livro "Nova História das Mulheres do Brasil", publicado pela editora Contexto. Ao longo da entrevista, Joana falou sobre a trajetória da mulher brasileira do século XIX até os dias atuais, considerando temas como família, trabalho, violência e feminismo. O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta quinta-feira, dia 8 de março. 

Historiadora Joana Maria Pedro, uma das organizadoras do livro "Nova História das Mulheres no Brasil"

Trilha Sonora 
As músicas deste episódio têm letras com mensagens de empoderamento feminino: "Maria, Maria" (composição de Milton Nascimento e Fernando Brant / interpretação de Ellen Oléria); "Um corpo no mundo" (composição e interpretação de Luedji Luna); "Maria da Vila Matilde" (composição de Douglas Germano e intepretação de Elza Soares); "Pagu" (composição e interpretação de Rita Lee e Zélia Duncan); e "Triste, louca ou má" (composição e interpretação de Juliana Strassacapa, do grupo Francisco, el hombre).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

Ouça ao programa completo no player acima.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. 

Criado em 08/03/2018 - 11:24 - Episódio Na Trilha da História - Mulheres no Brasil

Mais do programa