Nesta semana em que a Lei Áurea completa 130 anos, o Na Trilha da História teve como o tema o contexto pós-abolição. Como as pessoas que foram libertas pela legislação que extinguiu a escravidão em 13 de maio de 1888 foram recebidas na sociedade e como seus descendentes têm lidado com o racismo ao longo do século XX e neste século XXI? Foram convidadas para debater essa questão a rapper Vera Veronika, que tem vários projetos musicais e educacionais de combate ao preconceito racial, e a historiadora Lucilene Reginaldo, doutora em História pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde também é professora de História da África.
Trilha Sonora
Este episódio traz quatro músicas, duas delas do CD Mojubá, de autoria de Vera Veronika, uma das entrevistadas dessa semana. Confira a lista: "13 de maio" (composição e interpretação de Caetano Veloso); "Meu Deus, meu Deus está extinta a escravidão?" (samba-enredo da Tuiuti composto por Cláudio Russo, Moacyr Luz, Jurandir, Zezé e Aníbal, e interpretado por Grazzi Brasil); "Soul Negra, Soul Livre" (composição de Vera Veronika e Ellen Oléria / interpretação de Vera Veronika, Ellen Oléria e Hope Clayburn); e "Mojubá" (composição de Vera Veronika e Sagaz / interpretação de Vera Veronika, feat. Nãnan Matos).
Ouça o programa completo no player acima.
Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.