Nesta semana, o foco do Na Trilha da História é o Brasil no ano de 1968, quando o país estava sob o comando do gerenal Costa e Silva. O historiador Daniel Aarão Reis volta ao programa para falar sobre o assassinato do estudante Edson Luís, a passeata dos Cem Mil, os festivais de música e a decretação do ato institucional número 5, o AI 5.
Daniel Aarão Reis é doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de vários livros sobre Movimentos sociais, ditaduras e revoluções. Na semana passada, ele participou do episódio do Na Trilha da História sobre o mundo em 1968.
Trilha sonora
Confira a lista de músicas deste episódio: “Calabouço” (composição e interpretação de Sérgio Ricardo); “Menino” (composição de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos / interpretação de Milton Nascimento); “Para não dizer que não falei das flores” (composição e interpretação de Geraldo Vandré); “É proibido proibir” (composição e interpretação de Caetano Veloso); e “Aquele abraço” (composição e interpretação de Gilberto Gil).
Ouça o programa na íntegra no player abaixo:
Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.