Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra como era o mundo no emblemático ano de 68

Historiador Daniel Aarão fala sobre os protestos estudantis franceses, o assassinato de Martin Luther King e a Guerra do Vietnã

Na Trilha da História

No AR em 22/05/2018 - 08:10

O Na Trilha da História desta semana convida o historiador Daniel Aarão Reis para lembrar o emblemático ano de 1968. Durante a entrevista, o pesquisador lembrou os protestos estudantis em maio de 68 na França, a rejeição dos norte-americanos à Guerra do Vietnã e o assassinato de Martin Luther King, líder da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Na próxima semana, Daniel Aarão volta ao Na Trilha da História para falar sobre o Brasil em 1968.

Daniel Aarão Reis é doutor em História pela Universidade de São Paulo, professor de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de vários livros sobre Movimentos sociais, ditaduras e revoluções.

Historiador Daniel Aarão Reis, professor da Universidade Federal Fluminense

Trilha Sonora
As músicas deste episódio representam bem os anos 60. A maioria foi lançada no ano de 1968. Confira a lista: "Revolution" (composição de John Lennon / interpretação The Beatles); "Mai 68" (composição e interpretação de Jean-Michel Caradec); "War" (composição de Norman Whitfield and Barrett Strong / interpretação de Edwin Starr); "Say it Loud, I'm Black & I'm proud"(composição e interpretação de James Brown);  "Why? ou "The king of love is dead" (composição de Gene Taylor / interpretação de Nina Simone); e "Blowing in the wind" (composição e interpretação de Bob Dylan).

Ouça o programa na íntegra pelo player acima.

Confira aqui os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 18h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800kHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.   

Criado em 22/05/2018 - 08:16 - Episódio Na Trilha da História - O mundo em 1968

Mais do programa